fbpx

Por que EAD é tão chato?

Você já fez algum EAD que achou o máximo? Que ficou empolgado em assistir todo dia? Provavelmente não. O que está errado?
Nessa minha jornada de  4 anos trabalhando com educação digital, tenho tentado entender o por quê de ficarmos tanto tempo em frente a uma tela, maratonando séries do Netflix com um sentimento de satisfação e prazer e muitas vezes quando precisamos nos qualificar, lutamos para assistir vídeos de 20, 30 minutos de aula.
Nesse processo de reflexão, o que me chamou atenção foi o fato de que a forma como muitas empresas usam o EAD é equivocada, pois utilizam um mindset de aula presencial e o transportam para uma plataforma de EAD.
99% dos treinamentos digitais são pensados para serem treinamentos presenciais, isso por sí só já faz com que este treinamento perca a atratividade do mundo digital.
Para pra pensar: um filme para alcançar bilheterias expressivas investe algumas centenas de milhões de dólares em um processo de roteirização, gravação, edição, etc… para um produto final de 90, 100, 120 minutos e muitas vezes dentro de nossas empresas, nós pensamos que é só ligar a câmera e gravar alguém falando para entregar um ensino digital de qualidade. ERRADO!
Quando percebi isso dentro da Curso Novo, mudei totalmente o mindset da equipe e as características dos profissionais. Passamos a investir em storytelling, roteirização, produção e edição sempre com o seguinte pensamento: queremos produzir um conteúdo que as pessoas QUEIRAM ASSISTIR e, que ao mesmo tempo, transmita o conhecimento que elas precisam adquirir. Trabalhamos muito também em nossa ferramenta para entregar uma interface “Netflix”, não só apenas do ponto de vista de navegação, mas com os algoritmos de recomendação e acima de tudo, com o empoderamento do usuário para que ele possa aprender o que quiser, quando quiser.
Nessa última semana, nosso customer success recebeu essa mensagem num dos primeiros feedbacks colhidos com uma usuária do app:
Saber que ela está com uma taxa de consumo de 100% do conteúdo é um excelente indicativo que estamos no caminho certo. A jornada ainda é muito longa, mas seguimos nosso sonho grande de que um dia que as pessoas vão estar tão ansiosas por um conteúdo educacional, como ficaram pela temporada final de GOT.
Ps: Não adianta falar que a culpa é das pessoas, nós acreditamos que o nosso papel é tornar a educação digital algo tão interessante quanto às melhores produções do cinema, pois se aprende o tempo todo. Esses dias tenho vista uma enxurrada de comentários sobre o filme Coringa e quantos aprendizados de psicologia podemos extrair da obra. Essa é a prova de que é possível ensinar e entreter ao mesmo tempo e nós faremos isso!