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O Presente do Varejo.
Olhar para o futuro é essencial, mas há um grande risco em esquecermos do que nos fará chegar lá em primeiro lugar.
Você já deve ter lido vários artigos com títulos como “o varejo do futuro” ou o “futuro do varejo” e extraído insights valiosíssimos para o seu negócio. Eu sou um entusiasta do futuro, tanto quanto do presente e explico. Não há futuro daqui a 1 ou 2 anos para o seu negócio, se o presente não for bem executado. O caminho, naturalmente, passa por equilibrar a visão de futuro com a operação do dia a dia.
Mas sabe o que há em comum no passado, presente e futuro do varejo?
PESSOAS!
Entre tantas estratégias que o varejo pode adotar para inovar, transformar o seu negócio e embarcar tecnologia, tem uma que não falha: investir em pessoas. Pelo contrário, a falha no processo de formação dos colaboradores, pode jogar toda uma estratégia de inovação e transformação digital pelo ralo.
Mas eu tenho que concordar que não é fácil treinamento vários colaboradores em localizações diferentes, com perfis culturais e níveis acadêmicos diferentes.
Muitas vezes os esforços se concentram no treinamento dos produtos e serviços vendidos na loja e algumas técnicas de vendas, ficando a cargo do gerente, na maioria dos casos, ser o principal multiplicador deste conteúdo.
Mas será que isso é suficiente? Eu acredito que não!
Para mim, o conhecimento de vendas, atendimento, perfil do consumidor e desenvolvimento pessoal e profissional tem que estar na mão (literalmente) do vendedor. De maneira, leve e inteligente e que se comunique com a linguagem desse profissional.
O vendedor empoderado é o que varejo pode fazer HOJE, para melhorar a experiência do cliente, aumentar as vendas e consolidar uma estratégia de inovação. Tenho visto inúmeros varejistas perdidos entre colocar um robô na loja e não fazer nada, o caminho da inovação e tecnologia precisa ser seguido, mas ele só funcionará se o seu time estiver preparado para aproveitar as oportunidades que literalmente entram na sua loja todos os dias.
Isso não é difícil e nem caro de ser feito e o melhor, pode ser feito agora, neste minuto e com o resultado do aumento das suas vendas, você pode se preparar para o tão falado “futuro do varejo”.

Quer desenvolver a equipe da sua loja com os melhores conteúdos de varejo do Brasil?