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Como aumentar as vendas no início do ano: aprenda em 5 passos

Como aumentar as vendas é uma pergunta bastante feita no varejo, especialmente no início do ano. Diversas lojas utilizam de estratégias e criatividade para alcançar seus objetivos, principalmente com a ajuda da internet.

O que ocorre, entretanto, é que antes de decidir por suas próximas ações, é necessário analisar o passado. Pensando no comércio, especificamente, é preciso entender o que ocorreu e o porquê dos acontecimentos. Somente após isso você poderá montar sua estratégia.

Com todas as informações necessárias, aí sim será possível buscar seus objetivos. Estes podem ser inúmeros, passando tanto pelo aumento das vendas quanto o treinamento de funcionários, por exemplo.

Assim, veja abaixo quais são os principais passos que te mostrarão como aumentar as vendas nesse início de ano.

 

Como aumentar as vendas em 5 passos

É sabido que o varejo possui algumas características únicas, especialmente em mercados de nicho. Ainda assim, há cinco passos que podem ser seguidos por qualquer um do comércio.

  • Analise o período que passou
  • Defina metas para os próximos meses
  • Trace estratégias para alcançar os objetivos
  • Comunique sua equipe e seu público
  • Trabalhe, faça acontecer!

 

Analise o período que passou

como aumentar as vendas de uma loja

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como dito acima, o primeiro passo para mudar a sua atual situação é analisar o passado. De fato, nada te dará tanta informação quanto verificar os problemas que ocorreram no último período e suas causas.

Para isso, é importante que você tenha algum método para guardar seus dados. Se tiver um sistema completo, que gera relatórios e gráficos, perfeito! Se não, pode ser uma planilha no Excel mesmo, desde que completa e sempre atualizada.

Através desses dados, você poderá ter uma perfeita noção do que, de fato, aconteceu com sua loja no último ano. É nesse momento que você fará algumas perguntas que definirão suas metas, como:

  • Qual mês vendeu mais? Qual vendeu menos?
  • Qual produto teve mais procura? E qual não teve?
  • Você perdeu vendas por falta de estoque?
  • Qual o ticket médio de suas vendas?
  • Quantos clientes foram atendidos no período?

Além disso, é importante também ter um sistema que guarde as opiniões de funcionários e clientes. Por exemplo, você sabe quais os produtos que você não oferece, mas os clientes sempre pedem? Ou ainda, sabe como seus consumidores veem o atendimento prestado por sua equipe de vendas?

Pois é, informação é o grande segredo de como aumentar as vendas.

Defina metas para o próximo período

como aumentar as vendas sebrae

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que você já sabe tudo o que ocorreu no último ano, está na hora de se organizar para esse. Assim, é preciso traçar metas, contemplando não somente o aumento das vendas, mas também outros aspectos de sua loja.

A respeito das metas, é preciso tomar cuidado com alguns aspectos principais. Isso porque, se for feito de qualquer maneira, elas serão apenas sonhos inalcançáveis ou impossíveis de analisar.

Assim, uma boa forma de definir metas é, primeiramente, sempre pensar em objetivos quantitativos — que são baseados em números. Ou seja, a invés de colocar na lista “aumentar as vendas”, tente algo como “aumentar as vendas em 50%”.

Dessa maneira, você poderá, de fato, confirmar se atingiu sua meta ao final do período. Também é bom fazer isso por definir objetivos claros, que não sejam sujeitos à interpretação.

A segunda parte deste tópico está em definir metas alcançáveis e realistas. Analise os dados, e verifique se os objetivos são factíveis. Ainda que possa pensar que colocar metas gigantes motivará sua equipe a buscar grandes resultados, a verdade outra.

O que você terá, ao fim do ano, será uma equipe frustrada, sem premiações e totalmente desmotivada.

 

Trace estratégias para alcançar os objetivos

como aumentar as vendas em tempos de crise

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tendo metas, o próximo passo é correr atrás delas, não é? Pois bem, mas esse caminho não deve ser percorrido diretamente. Antes disso, é preciso saber como você vai fazer essa jornada. Essa será sua estratégia.

Para traça-la, entretanto, você deve voltar ao primeiro item deste texto. Relembre o que ocorreu no último ano, verifique quais pontos podem ser melhorados. Aqui está seu ponto de partida.

Além disso, é preciso analisar com foco suas metas, entender qual é a melhor forma de alcança-las. Nesse momento, é possível utilizar de diversas alternativas para ter ideias e aplica-las em sua empresa.

Uma boa opção é buscar um especialista, que te dará uma visão mais profissional do que deve ser feito. Também é possível procurar cases de sucesso, de empresas que passavam por situações semelhantes e apresentam bons resultados.

Lembrando que, ainda que o foco aqui seja melhorar logo nos primeiros meses do ano, seu planejamento valerá para todo o período. Assim, é importante analisa-lo com constância, e fazer as alterações quando necessário. Não se preocupe, seu plano é mutável, e se adapta a novas situações que você venha a passar.

 

Comunique sua equipe e seu público

como aumentar as vendas de uma loja fisica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, agora você já sabe como aumentar as vendas no início do ano. Acontece que, não necessariamente, sua equipe esteja a par de todas as metas e estratégias definidas para o futuro.

Por conta disso, é seu papel comunicar a todos o que será feito durante o ano e, principalmente, o porquê. Essa comunicação é essencial para que todos estejam na mesma página, caminhando para o mesmo destino e focados no mesmo objetivo.

Uma boa alternativa para isso é marcar uma reunião com toda sua equipe. Nela, você explicará os resultados do último ano e as metas para esse. Faça-os entender a necessidade de seguir o plano e os frutos que esse trabalho pode trazer.

Sinceridade é essencial nesse processo.

Aproveitando que o assunto é comunicação, é impossível não citar o público de sua loja. Por isso, não se esqueça de comunica-los sobre qualquer mudança que possa os afetar.

Seja uma reforma, uma nova maneira de atendimento, ou ainda uma mudança na linha de produtos. Tudo deve ser comunicado, para que não haja uma surpresa na chegada à loja.

 

 

Trabalhe para fazer acontecer

como aumentar suas vendas com criatividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As análises já foram feitas, as metas definidas, as estratégias traçadas, e a equipe informada. O que falta então? Simples, o trabalho, a mão na massa e o suor para fazer acontecer.

Nenhum plano é perfeito, principalmente se não for seguido à risca. Pensando nisso, é preciso se certificar que todos estejam fazendo sua parte, e que o plano esteja sendo seguido.

Somente dessa forma os objetivos poderão ser alcançados. Afinal, não há estratégia melhor do que trabalhar arduamente para se buscar as metas. Lembre a todos que a principal resposta para “como aumentar as vendas?” é “muito trabalho”.

 

 

Já sabe como aumentar as vendas no início do ano?

Com todas as informações passadas acima, já é possível iniciar seu planejamento para 2020. Mais do que se perguntar sobre como aumentar as vendas, é preciso trabalhar, pesquisar e pensar muito.

Com todas essas etapas seguidas, o sucesso não é certo, como nada é no varejo. Ainda assim, você estará fazendo mais do que muito de seus concorrentes. Isso, por si só, já te dá muito mais chances de melhorar seus resultados.

Já está sabendo tudo sobre como aumentar as vendas? Então aproveite que está aqui e deixe suas dúvidas ou sugestões na caixa abaixo! Se estiver interessado em mais conteúdos sobre o mercado de varejo físico, siga-nos e acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.