fbpx

Equipe de vendas motivada: como conseguir em 5 passos simples

Ter uma equipe de vendas motivada é o sonho de qualquer gerente, gestor ou empresário. Para isso, e sempre buscando melhores resultados, são várias as táticas utilizadas. Treinamentos, dinâmicas, reuniões, premiações e até frases motivacionais.

De fato, essas estratégias não são ruins, e podem sim representar um aumento no ânimo de seus vendedores.  O que ocorre, entretanto, é que elas fazem parte de um grupo de ações que, juntas, podem melhorar a motivação.

Por isso, não importa o tamanho de seu negócio, se ele é médio ou grande, mas sua vontade em melhorar. Assim, seguindo os cinco passos abaixo, você conseguirá ter, em todas as suas lojas, uma equipe de vendas motivada.

 

5 passos para ter uma equipe de vendas motivada

O mundo dos negócios não possui muitas regras prontas, mas há sempre formas de se atingir seu objetivo. Para isso:

  1. Determine metas reais e alcançáveis
  2. Crie um bom plano de bonificação e comissionamento
  3. Lidere sua equipe e dê o exemplo
  4. Seja sincero, se comunique e dê feedbacks
  5. Invista em treinamentos para sua equipe

 

1. Determine metas reais e alcançáveis

como motivar uma equipe de vendas

Não é novidade alguma que vendedor precisa de meta. Não por pressão da empresa ou por resultados, mas pela necessidade dele de competição. Vendedor gosta de ser desafiado, e metas são uma ótima forma de fazê-lo.

O que precisa ser dito, contudo, é que uma equipe de vendas motivada precisa de metas realmente alcançáveis. Isso não quer dizer que elas tenham de ser fáceis, mas que sejam possíveis.

Isso se dá por um simples motivo: se não alcançarem as metas, é bem provável que fiquem desmotivados. Logo, se nenhum de seus vendedores alcançar as metas, você terá sua equipe inteira sem ânimos.

Logo, se faz necessária uma análise bastante focada nos objetivos de cada uma das lojas e vendedores da marca. As metas devem traduzir algo palpável, e não a simples vontade do empresário.

Não peça o que você quer, peça o melhor que pode ser feito.

Com essa ideia em mente, você terá totais condições de engajar toda sua equipe de vendas. Com eles do seu lado, vocês estarão buscando juntos o mesmo objetivo, e isso se chama motivação.

 

2. Crie um bom plano de bonificação e comissionamento

engajamento em vendas

Aqui está um ponto que pode ser polêmico para alguns: o comissionamento. Algumas empresas optam por não pagar bonificações por resultados, entendendo que o valor já está incluso no salário do vendedor.

Ainda que seja possível de entender o pensamento, a realidade é distante disso. Como dito acima, vendedores precisam de objetivos, mas também necessitam de prêmios se os alcançarem. Novamente, eles são competitivos.

Por outro lado, há companhias que não economizam nesse momento. Prêmios milionários, carros, viagens. De tudo um pouco é possível encontrar na lista de bonificações de algumas empresas.

Obviamente que isso pode não ser possível ou aplicável ao seu negócio. Pensando nisso, é preciso criar um bom plano de bonificação para seus vendedores. Algo que funcione para você e que deixe sua equipe de vendas motivada.

Para isso, faça uma análise de sua situação financeira e procure por meios de fazer isso acontecer. Há companhias que dividem o salário dos vendedores entre fixo e variável, onde o segundo varia de acordo com o atingimento das metas.

Outras, como dito, investem em prêmios físicos e experiências. Independente da condição escolhida, tenha certeza que será algo que agradará sua equipe de vendas e que você poderá cumprir.

 

3. Lidere sua equipe e dê o exemplo

engajamento equipe de vendas

Depois de definir a parte logística e financeira, está na hora de mexer com o espírito de seus vendedores. E não há forma melhor de fazer isso do que através da liderança e do exemplo.

“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona muito nas vendas.

Essa liderança começa no topo da empresa, logo em seu presidente ou CEO. Depois, vai baixando de nível, mas mantendo-se intacta, passando por diretores, gerentes e, enfim, ao responsável por cada loja.

Pense bem, nada motiva mais uma equipe do que seguir os passos de um grande líder, saber seu propósito ali. Esse é o lado mais humano e emocional da situação, que nada tem a ver com dinheiro ou presentes.

Ainda que mais intangível, a liderança pode ser a mais efetiva forma de ter uma equipe de vendas motivada. Para isso, é bom pensar bem na hora de recrutar gerentes de loja ou franqueados.

Afinal de contas, lembre-se que serão eles os responsáveis por manter alto o moral dos colaboradores.

 

4. Seja sincero, se comunique, dê feedbacks

equipe de vendas motivada

Profissionais da área de vendas tendem a ser bastante sinceros com a empresa, principalmente quanto as suas vontades e necessidades. O que eles esperam em troca? Que o mesmo seja feito por parte da empresa.

É preciso entender que os vendedores são a linha da frente da companhia, são eles que contatam os clientes. Assim, deixar dúvidas em suas cabeças, ou não os oferecer uma boa motivação, pode ser perigoso.

Por isso, é preciso sempre trabalhar com honestidade. Converse com sua equipe, explique a situação da empresa e quais são as necessidades atuais. Quanto mais informação eles tiverem, melhor será para você.

Ao mesmo tempo, é interessante sempre oferecer um feedback a respeito do trabalho deles. Sempre com educação, diga o que está bom, o que precisa melhorar, apresente novas formas de fazer.

Esse é um passo importante, especialmente para as novas gerações, que precisam desse tipo de incentivo. Uma equipe de vendas motivada é, também, uma equipe de vendas informada.

 

5. Invista em treinamentos para sua equipe

equipe de vendas motivada

Qualquer um que trabalhe no varejo sabe que nem sempre as coisas ocorrem como o esperado. Diversas situações podem influenciar os resultados, desde o cliente, até o mercado e a economia do país.

Há formas, entretanto, de se preparar para essas ocasiões, evitando uma surpresa no meio do caminho. Uma delas é o constante treinamento de sua equipe, dando a eles mais conhecimento para driblar cada um dos obstáculos.

Além de deixa-los mais preparados, isso também influencia muito em seu moral, já que eles percebem que a companhia está investindo em seu crescimento.

Pode ser complicado, contudo, dar treinamentos presenciais para todos os vendedores, de todas as lojas. Para isso, a melhor solução são os cursos à distância, que podem ser feitos a qualquer momento.

A Curso Novo é uma plataforma especializada nesse tipo de capacitação, e oferece os melhores cursos para o varejo. Diversas situações são abordadas, sempre levando em consideração as necessidades do varejo.

Além disso, tudo pode ser feito através de um aplicativo de celular. Você consegue visualizar quem está mais engajado e ainda recomendar cursos específicos. Tudo na palma de sua mão. Afinal, uma equipe de vendas motivada precisa de treinamentos motivadores.

 

Quer uma demonstração? Agende uma clicando aqui aqui!

 

Equipe de vendas motivada aumenta os resultados

Talvez não seja preciso destacar isso, mas é sempre bom lembrar que uma equipe de vendas motivada traz melhores resultados para as empresas. Diversos são os cases que comprovam isso.

Pensando nisso, é importante utilizar as dicas passadas acima para trabalhar o moral de seus vendedores. Além de melhores resultados, você também descobrirá uma maior eficácia e lealdade por parte deles.

Já está sabendo tudo sobre como deixar sua equipe de vendas motivada? Então aproveite que está aqui e deixe suas dúvidas ou sugestões na caixa abaixo! Se estiver interessado em mais conteúdos sobre o mercado de varejo físico, siga-nos e acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.