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Treinamento de Vendas no Varejo: como fazer à distância

Fazer um treinamento de vendas no varejo é bastante complicado, especialmente se você tiver várias lojas. Não adianta, a equipe comercial quer vender, e não ficar lendo arquivos em pdf que tomam tempo de trabalho.

Além disso, é difícil encontrar uma empresa que consiga estruturar um roteiro interessante e que realmente solucione seus problemas. Por fim, há ainda o custo referente a todo o processo de treinamentos.

Pensando nisso, abaixo você encontrará formas de fazer um bom treinamento de vendas no varejo à distância. Afinal, além de se preocupar com o conteúdo, é preciso também garantir uma boa experiência para seus vendedores.

O que é um treinamento de vendas no varejo à distância?

Com o tempo escasso e a constante necessidade de capacitação dos colaboradores, fazer um treinamento de vendas no varejo é cada vez mais complicado. Ainda assim, essa preparação é extremamente importante, especialmente para os que têm contato constante com o cliente. Por isso, os treinamentos à distância têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

 

Porque fazer um treinamento de vendas no varejo

treinamento de vendas no varejo pdf

O consumidor está evoluindo, e é preciso que sua equipe de vendas esteja atenta a todas as mudanças do mercado. Dessa forma, a principal forma para atingir esse objetivo é capacitando seus vendedores.

Para quem já está atuando no mercado, é sabido que existem diversos tipos de consumidores. Assim, é preciso fazer um treinamento de vendas no varejo para que seus vendedores estejam aptos a atendê-los.

Outra necessidade está em entender bem os produtos e, principalmente, como vende-los para cada comprador. Há maneiras de oferecer um item a determinado cliente, a fim de obter mais chances de fechar um bom negócio.

Além disso, grandes redes de varejo se deparam com problemáticas ainda maiores. A mais marcante é a dificuldade em fazer com que toda a equipe de vendas atue da mesma forma.

Tudo isso está relacionado à experiência do cliente, ou seja, como ele vê sua marca. A experiência deve ser a mesma em qualquer um de seus pontos de venda, independente de quem o atenda. Assim, a pergunta que fica é:

Sua equipe de vendas está devidamente treinada e unida?

 

Dificuldades da distância nos treinamentos de vendas

quanto custa um treinamento de vendas

Como dito acima, redes com mais de uma loja possuem diversas problemáticas no processo de capacitação. O primeiro deles, obviamente, é a distância entre os funcionários.

Para realizar treinamentos presenciais, é preciso juntar todos os vendedores, em um mesmo momento e local. Com tantas tarefas a cumprir e metas a bater, esse acaba se tornando um grande desafio.

Além de influenciar nos resultados da empresa, esses treinamentos de vendas podem desmotivar os colaboradores. São horas perdidas, com conteúdos maçantes, em ambientes monótonos e com roteiros já batidos.

Por fim, há ainda todo o custo de se optar por uma capacitação desse tipo. O primeiro está na contratação de uma empresa para realizar o curso, ou ainda um palestrante. Em seguida, vem o transporte e alimentação de toda sua equipe de vendas.

Além disso, é preciso também contabilizar a hora de trabalhos dos seus vendedores. Basicamente, você está pagando para que eles fiquem presos em uma sala, enquanto deveriam estar na rua vendendo.

 

O mundo moderno e sua influência nos treinamentos

treinamento varejo

Fatores que devem ser considerados — e muito — na hora de decidir por um treinamento são o mundo e população atuais. Não é novidade que ambos mudaram muitos nos últimos tempos e, para isso, se fazem necessárias novas formas de capacitação.

Primeiramente, as pessoas possuem menos tempo, e têm em suas cabeças diversas informações passando a todo o momento. Pensando nisso, não faz sentido extensos treinamentos, que mais cansam do que agregam aos colaboradores.

Há uma nova forma de aprendizado, que já vem sendo utilizada em diversas instituições de ensino básico e superior. Por que não, então, aplicar tais conceitos também nos treinamentos de vendas no varejo?

Além disso, há também o novo consumidor, que já vem muito bem preparado para o ponto de venda. É inocência achar que, apenas na lábia, seu vendedor conseguirá fechar negócio. Os tempos mudaram…

O novo cliente pesquisa na internet, já sabe os atrativos do produto e os preços de seus concorrentes. O processo de venda também mudou, e sua equipe de vendas precisa estar preparada para isso.

 

Soluções para os novos treinamentos de vendas

treinamento de vendas pdf

Como já é de conhecimento público, sempre que há uma nova problemática, há alguém disposto a ajudar. Com isso, já é possível encontrar maneiras para driblar todas as problemáticas citadas nos parágrafos acima.

Entre elas, está o treinamento à distância. Normalmente, ele oferece conteúdos semelhantes aos presenciais, porém com a praticidade de uma interface online e adaptada as suas necessidades.

Nem todas as opções, entretanto, se preocupam tanto com o conteúdo quanto com a tecnologia. Assim, acaba-se por apenas trocar de ambiente. Os treinamentos de vendas são os mesmos, porém saem do off-line para entrarem no online.

De fato, eles podem solucionar parte do problema, mas não estancam a ferida.

Outra maneira bastante popular está nos treinamentos presenciais “diferenciados”. Através de novas didáticas e uma experiência muito mais prática, essas capacitações tentam envolver mais o colaborador ao objetivo.

O que ocorre, entretanto, é que esses cursos tendem a ser mais caros, especialmente por serem presenciais. Com isso, ainda que o resultado possa ser positivo, o custo benefício acaba por ser bem menor.

 

Ferramentas para treinamentos à distância

treinamento comercial vendas

Se você deseja realizar um curso de vendas para varejo com seus vendedores, a Curso Novo pode ser sua solução. As capacitações são feitas todas à distância, e o colaborador escolhe o melhor momento para aprender.

Além disso, são diversos os temas disponíveis na plataforma, sendo ela uma espécie de streaming de cursos. Entre os mais interessantes, é possível citar:

  • Como transformar a lembrancinha em uma ótima venda
  • A jornada do cliente
  • Atendimento humanizado
  • O novo consumidor
  • As vantagens do varejo
  • Habilidades do profissional do futuro
  • Atrair e fidelizar clientes: 6 dicas poderosas
  • 4 dicas para reengajar clientes inativos

Os cursos são disponibilizados através de um aplicativo para celular, em que cada colaborador recebe um login e senha. Lá, ele poderá fazer os módulos da maneira que achar mais prático, nos lugares e horários que forem melhores.

Além disso, o gestor pode verificar a qualquer momento a dedicação de seus vendedores. É possível visualizar dados como quantos e quais vídeos foram vistos e quem se engajou mais com a plataforma.

Com tudo isso, fazer um treinamento de vendas no varejo para seus vendedores nunca foi tão fácil!

 

A tecnologia e o treinamento de vendas no varejo

Com tudo que foi dito acima, é possível perceber que sim, há maneiras de fazer um treinamento efetivo. Além de utilizar das novas tecnologias, ter bons parceiros é essencial nesse processo.

Pensando nisso, verifique o site da Curso Novo e descubra uma nova maneira de capacitar seus vendedores! Para ter certeza do bom negócio que está fazendo, faça um teste grátis com a plataforma!

Já está sabendo tudo sobre treinamento de vendas no varejo? Então aproveite que está aqui e deixe suas dúvidas ou sugestões na caixa abaixo! Se estiver interessado em mais conteúdos sobre o mercado de varejo físico, siga-nos e acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.